top of page
9.png

ODS 9

Indústria, Inovação e Infraestrutura

A indústria química está na base da cadeia produtiva de diversos segmentos da economia, sendo considerada “a indústria das indústrias”. Isso permite sua atuação direta como criadora de soluções para o desenvolvimento sustentável através do investimento em inovação e infraestrutura. A inovação permeia tanto os novos produtos do setor quanto a melhoria de sua operação.

1. Inovação para infraestrutura resiliente e sustentável: a indústria química desenvolve produtos e tecnologias que ajudam a construir uma infraestrutura resiliente e mais sustentável por meio de insumos inovadores para materiais utilizados na construção de edifícios e pavimentação de estradas, a exemplo de asfaltos mais resistentes, isolamento térmico mais eficiente, adesivos, selantes, tintas refletoras, solventes e outros.

Metas: 9.1, 9.2, 9.4

2. Produtividade, emprego e participação no PIB: a indústria química brasileira tem a terceira maior participação no PIB industrial e é importante geradora de empregos qualificados.

 

Metas: 9.2

3. Inovação para processos eficientes: por meio do investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação, a indústria química contribui com soluções para processos industriais mais limpos e eficientes no próprio setor e nos diferentes setores econômicos.

 

Metas: 9.4, 9.5

4. Matriz logística sustentável: a Abiquim elaborou estudos que defendem a otimização da infraestrutura logística brasileira pela substituição de modais mais poluentes e pouco eficientes por alternativas mais competitivas e sustentáveis, a exemplo do transporte por cabotagem, ferroviário e dutoviário. Estima-se que a implementação das propostas da Abiquim resultaria numa mitigação de 2,14 milhões de toneladas de CO² ao ano emitida para a atmosfera pela matriz logística brasileira.

 

Metas: 9.1, 9.4

5. Ação pela competitividade da indústria: através de acompanhamento estatístico do setor químico, da elaboração de estudos e do diálogo ético e transparente com os formuladores de políticas públicas para prover embasamento técnico, a Abiquim age ativamente pela defesa da competitividade da indústria química instalada no país com foco no desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda à população.

 

Metas: 9.2, 9.4, 9.5, 9.b  

bottom of page