top of page
7.png

ODS 7

Energia Acessível e Limpa

Devido à matriz energética fortemente baseada em fontes renováveis, o Brasil está em posição privilegiada no tema de energia limpa e acessível. O setor químico tem importante papel a desempenhar nesse cenário, reforçando seu compromisso em assegurar energia sustentável, segura, moderna e acessível a todos.

1. Energia limpa e de fontes renováveis: todas as principais formas de energia limpa, tecnologias de fontes renováveis e substitutivas de combustíveis fósseis – eólica, solar, baterias de automóveis elétricos e mais – dependem de inovações químicas para serem mais eficientes, custo-efetivas e aumentar a escala de aplicação. As inovações químicas permitem novas tecnologias em geração e armazenamento de energia, bem como combustíveis alternativos que contribuem para uma sociedade mais carbono-neutra.

 

Metas: 7.1, 7.2, 7.3, 7.a, 7.b

 

2. Eficiência energética ao longo da cadeia: por estar na base da quase totalidade dos setores da economia, a indústria química promove soluções que contribuem para o menor consumo energético ao longo da cadeia produtiva, como por exemplo:

Automóveis e biocombustíveis: plásticos mais leves para aplicação em automóvel, possibilitados pela química, reduzem o peso dos veículos e resultam em menor consumo de combustível. Combustíveis de fontes renováveis que emitem menos - a exemplo do etanol, biomassa e biodiesel - também são inovações possibilitadas pela química;

Infraestrutura: inovações químicas aplicadas na construção civil, tais como revestimentos externos de alta reflexão e espumas de isolamento térmico, otimizam o uso de energia nos prédios na medida em que reduzem o uso de sistemas de condicionamento interno. Além disso, inovações químicas permitem o uso de iluminação mais eficiente e econômica, a exemplo das lâmpadas LED.

 

Metas: 7.3, 7.a, 7.b

 

3. Captura de gases causadores de efeito estufa: a química permite a captura e aproveitamento de dióxido e monóxido de carbono como matéria-prima para novos químicos inovadores usados em produtos de alta performance, tais como adesivos, revestimentos e espumas.

 

Metas: 7.a, 7.b

bottom of page