top of page
6.png

ODS 6

Água Potável e Saneamento

O acesso à água potável e esgotamento sanitário são avanços fundamentais para a saúde humana. O Brasil, onde metade da população ainda não tem cobertura da coleta de esgoto, configura enorme oportunidade para investimentos no setor, dada a demanda e urgência de avançarmos na universalização do saneamento básico. A química contribui diretamente para o tratamento da água e do esgoto, e as indústrias do setor estão também comprometidas com a gestão eficiente dos recursos hídricos em suas operações.

1. Tratamento químico e saneamento: a química contribui para a saúde pública na medida em que disponibiliza água potável e saneamento à população. Antes da massificação do tratamento de água, doenças advindas de água contaminada tinham maior incidência na população. Hoje, a elevação da expectativa e qualidade de vida mundial se devem em grande parte ao tratamento de água. 

 

Metas: 6.1, 6.2, 6.3

 

2. Reaproveitamento de água: o tratamento de efluentes e novas tecnologias permitem às empresas o maior reaproveitamento hídrico, recuperando água usada e reduzindo o desperdício. Além disso, produz inovações que otimizam o consumo de água no campo ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade agrícola.

 

Metas: 6.3, 6.4

3. Disseminação de boas práticas: a Abiquim disponibiliza publicamente o Manual de Gestão Eficiente dos Recursos Hídricos. A iniciativa tem como objetivo disseminar boas práticas na gestão hídrica dentro do setor industrial, incluindo diretrizes para consumo e reaproveitamento de água. Além disso, a Abiquim torna público o Guia para Elaboração de Plano de Contingência para a Crise Hídrica de modo a melhor preparar as empresas do setor para situações de escassez hídrica.

 

Metas: 6.3, 6.4, 6.a

4. Acompanhamento de indicadores setoriais: a Abiquim monitora anualmente os indicadores das empresas quanto ao reaproveitamento de água para uso industrial, volume de água captada e outros dados que refletem o progresso das empresas na melhor gestão dos recursos naturais em seus processos, conforme diretrizes do Programa Atuação Responsável®.

Metas: 6.3, 6.4 

bottom of page