top of page
5.png

ODS 5

Igualdade de Gênero

A igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas também a base necessária para um mundo sustentável, próspero e pacífico. Tendo em vista que 90% dos empregos do mundo estão no setor privado, o papel das indústrias é fundamental para a redução das desigualdades de gênero. Além disso, o setor químico também contribui para a saúde da mulher e as empresas estão comprometidas com o combate à exploração sexual, que ainda afeta 500 mil crianças e adolescentes no Brasil.

1. Princípios de não discriminação: enquanto signatária do Pacto Global, a Abiquim se compromete com os 10 princípios do Pacto – dentre os quais, destacam-se o apoio e respeito à proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente e eliminação da discriminação no emprego. Este compromisso reflete-se no encorajamento à implementação de programas das empresas associadas no tema da igualdade de gênero e não discriminação.

 

Metas: 5.1, 5.4, 5.5, 5.a

 

2. Combate à exploração sexual: o Programa Atuação Responsável®, implementado no Brasil pela Abiquim, recomenda a implementação de programas comportamentais que envolvem o combate e prevenção da exploração sexual de vulneráveis aos prestadores de serviço do setor. Destaca-se o Programa Na Mão Certa, do qual a Abiquim é apoiadora, que configura comprometimento público de atuação na proteção de crianças e adolescentes contra exploração sexual nas estradas.

 

Metas: 5.2, 5.3, 5.6

 

3. Saúde da mulher: por ser parte indispensável na cadeia de proteção à saúde, a indústria química possibilita a fabricação de produtos e materiais de alto valor para a saúde da mulher e a garantia de seus direitos reprodutivos, reduzindo a mortalidade feminina e a gravidez precoce via medicamentos e contraceptivos seguros e eficazes.

Metas: 5.6

bottom of page