top of page
2.png

ODS 2

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Em torno de 800 milhões de pessoas sofrem de fome em todo o mundo, a grande maioria em países em desenvolvimento. Na América Latina, incluindo no Brasil, a fome voltou a crescer após anos em queda, e já atinge 4,5 milhões de pessoas. Ao contribuir para a segurança alimentar, irrigação e conservação de alimentos, a indústria química é uma importante aliada para a erradicação da fome e agricultura sustentável.

1. Segurança alimentar: a indústria química é fundamental para a segurança alimentar. A química é fornecedora direta do agronegócio, com produtos que garantem nutrientes ao solo, reduzem a erosão e protegem as plantas da infestação de pragas, por exemplo. Essas ações contribuem para o aumento da produtividade agrícola a fim de atender às necessidades nutricionais básicas de uma população mundial crescente, cabendo à indústria química o alto nível de investimento em produtos ou fórmulas cada vez mais seguros, menos tóxicos e biodegradáveis.

 

Metas: 2.1, 2.2, 2.3, 2.4

 

2. Agricultura sustentável: o uso de bioestimulantes, tratamento de sementes e fertilizantes permite a produção de alimentos em áreas antes inadequadas para o cultivo. As tecnologias aplicadas pela indústria química, como a utilização de defensivos agrícolas, otimizam a produtividade por área plantada, reduzindo o consumo de água e outros recursos naturais.

Metas: 2.3, 2.4

 

3. Irrigação: sistemas de irrigação que utilizam estruturas plásticas são altamente eficazes na utilização de água em áreas que precisam de maior irrigação e contribuem para a diminuição do desperdício de água. Isso aumenta a produtividade e reduz o custo de operação.

 

Metas: 2.1, 2.2, 2.3, 2.4

 

4. Conservação de alimentos: as embalagens de plástico e materiais desempenham papel fundamental na produção e conservação dos alimentos. Os vedantes de plástico ajudam a proteger os alimentos e prolongam sua vida útil.

Metas: 2.1, 2.3

5. Banco de Sementes e Plantas: a indústria química produz equipamentos e produtos necessários para a conservação de sementes e plantas e também permite a preservação dos recursos genéticos, assim como viabiliza técnicas de reprodução que permitem a recuperação de espécies nativas e até mesmo o uso de suas propriedades para a produção de remédios, cosméticos e outros produtos que geram renda para  os detentores de conhecimento tradicional via repartição de benefícios.

 

Meta: 2.5

bottom of page