top of page
16.png

ODS 16

Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Sociedades pacíficas, justas e inclusivas são necessárias para alcançar os ODS. A Abiquim e suas associadas se empenham em apoiar o diálogo ético e transparente entre instituições públicas e privadas no alcance e elaboração de políticas públicas eficientes para promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

1. Signatária do Pacto Global da ONU: a Abiquim e várias de suas associadas são signatárias da Rede Brasil do Pacto Global, comprometendo-se com os 10 princípios do Pacto e participando ativamente dos seus grupos de trabalho, a exemplo do de ODS e do de Anticorrupção.

 

Metas: 16.7, 16.8, 16.b

 

2. Participação em instituições de governança global: a Abiquim e várias de suas empresas associadas têm participação ativa em instituições de governança global nos mais diversos temas de interesse da indústria, atuando para o fortalecimento das instituições e para a construção de ambientes regulatórios eficientes e processos de tomada de decisão participativos, garantindo, assim, presença e voz ativa da indústria química brasileira nestes fóruns.

 

Metas: 16.7, 16.8

3. Código de Conduta: a Abiquim torna público seu código de conduta interno estabelecido no Manual de Compliance da associação, o qual enfatiza os princípios de confidencialidade, propriedade intelectual, defesa da concorrência, anticorrupção, advocacy, direitos humanos, relações trabalhistas, contratos e observância da lei. A Abiquim encoraja suas associadas a desenvolverem e publicarem seus próprios códigos de conduta conforme as melhores práticas da indústria.

 

Metas: 16.5, 16.6, 16.7, 16.a

 

4. Advocacy com ética e transparência: o trabalho de relações institucionais e governamentais (RIG) da Abiquim norteia-se pelas melhores práticas da indústria e pelas diretrizes estabelecidas no Manual de Compliance da entidade, destacando-se como referência pela ética, transparência e integridade na relação entre o público e privado.

 

Metas: 16.5, 16.6

5. Combate à exploração sexual: o Programa Atuação Responsável®, coordenado no Brasil pela Abiquim e implementado por suas associadas, recomenda a implementação de programas comportamentais que envolvem o combate e prevenção da exploração sexual de vulneráveis aos prestadores de serviço do setor. Dentre eles:

Programa Olho Vivo na Estrada, exige capacitação comportamental voltada aos motoristas de caminhão prestadores de serviço às indústrias químicas e transportadoras para garantir melhor segurança do transporte através do combate e conscientização quanto ao consumo de drogas e álcool na direção.

Programa Na Mão Certa, do qual a Abiquim é apoiadora, configura comprometimento público de atuação na proteção de crianças e adolescentes contra exploração sexual nas estradas.

 

Metas: 16.1, 16.2, 16.3

bottom of page