top of page
14.png

ODS 14

Vida na Água

O lixo marinho é um sério desafio global que ameaça os ecossistemas oceânicos. Níveis crescentes de detritos nos oceanos têm um grande impacto ambiental e econômico. A indústria química brasileira está comprometida em proteger e usar de maneira sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos.

1. Inovação de produtos: a indústria química desenvolve novos produtos e tecnologias que reduzem o impacto de resíduos no meio ambiente, incluindo substituição crescente de materiais e substâncias que produzem resíduos nocivos à vida marinha e à qualidade da água por aqueles de natureza biodegradável e/ou com menores graus de toxicidade.

 

Metas: 14.1, 14.3

 

2. Geração de resíduos e efluentes: por meio das diretrizes do Programa Atuação Responsável® de melhoria contínua nos indicadores de saúde, segurança e meio ambiente, as empresas associadas da Abiquim têm apresentado redução contínua no lançamento de efluentes e geração de resíduos - tanto perigosos quanto não perigosos – nos seus processos, que são crescentemente reaproveitados, reciclados, reutilizados e/ou reprocessados.

 

Metas: 14.1, 14.3

 

3. Compromisso com Economia Circular de Plástico: de modo a mitigar os impactos do descarte inadequado de plástico nos ecossistemas oceânicos, todos os fabricantes de resinas plásticas associados à Abiquim firmaram o compromisso voluntário de adotar as melhores práticas do “Manual Perda Zero de Pellets – Por um Mar Limpo” até 2020 e garantir que 50% das embalagens plásticas sejam reutilizadas, recicladas ou recuperadas até 2030, chegando a 100% até 2040.

 

Metas: 14.1

bottom of page