top of page
13.png

ODS 13

Ação contra a Mudança Global do Clima

A mudança global do clima é uma real ameaça à maneira como vivemos e ao futuro do nosso planeta. Reconhecendo esta realidade, o setor químico engaja-se ativamente em seu compromisso para a redução das emissões e mitigação dos impactos das mudanças do clima.

1. Energia de fontes renováveis: quase todas as fontes e tecnologias de energia renovável - eólica, solar, gás natural, novas tecnologias de bateria e outros - dependem de inovações na química para se tornarem mais eficientes, acessíveis e com maior escala de aplicação.

 

Metas: 13.1

2.   Matérias-primas renováveis: a indústria química tem inovado continuamente em produtos e tecnologias que substituem matérias-primas de origem fóssil por matérias-primas de fontes renováveis, a exemplo da cana-de-açúcar, óleo de palma e outros.

Metas: 13.1

3. Captura de gases causadores de efeito estufa: a indústria química permite a captura e aproveitamento de dióxido e monóxido de carbono como matéria-prima para novos químicos inovadores usados em produtos de alta performance, tais como adesivos, revestimentos e espumas.

 

Metas: 13.1

 

4. Redução de emissões: por meio de inovações e melhoria contínua de processos de acordo com as diretrizes do Programa Atuação Responsável®, a indústria química vem reduzindo as emissões de gases causadores de efeito estufa do próprio setor. Por estar na base das mais diversas cadeias produtivas, as inovações químicas criam soluções com efeito multiplicador para mitigação de emissões ao longo de toda a cadeia, impactando diferentes setores da sociedade.

 

Metas: 13.1

 

5. Posicionamento em Precificação de Carbono: a indústria química brasileira é o primeiro setor industrial no país a publicar um posicionamento em Precificação de Carbono, apoiando políticas públicas que visem a uma sociedade mais carbono neutra em cumprimento aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

 

Metas: 13.1, 13.2

bottom of page