top of page
12.png

ODS 12

Consumo e Produção Responsáveis

A produção e o consumo sustentáveis promovem eficiência de energia, recursos e infraestrutura sustentável, além de prover acesso a serviços básicos, empregos e uma melhor qualidade de vida. O setor químico tem compromisso com a produção e o consumo responsáveis e busca realizar mais com cada vez menos recursos.

1. Resíduos: por meio das diretrizes do Programa Atuação Responsável® de melhoria contínua nos indicadores de saúde, segurança e meio ambiente, as empresas associadas da Abiquim têm apresentado redução consistente na geração de resíduos nos seus processos – tanto perigosos quanto não perigosos – que são crescentemente reaproveitados, reciclados, reutilizados e/ou reprocessados. Além disso, o setor químico viabiliza processos para que produtos de outros setores também sejam reaproveitados e reciclados.

 

Metas: 12.2, 12.4, 12.5, 12.6

 

2. Aplicação e manuseio seguro de produtos: através de duas importantes iniciativas, o Programa Atuação Responsável® - implementado no Brasil pela Abiquim – e a Global Product Strategy (GPS), as empresas do setor químico comprometem-se na promoção do manuseio e uso seguro de produtos químicos ao longo de toda a cadeia de valor dos produtos.

 

Metas: 12.4, 12.6

 

3. Educação ambiental:  por meio de cursos, capacitações e seminários promovidos pela Abiquim e suas empresas associadas, o setor químico busca promover a educação ambiental em relação ao consumo consciente, utilização pós-consumo de resíduos e temas relacionados para o público interno e externo com especial foco nas comunidades em que a indústria está instalada, como, por exemplo, através dos Conselhos Comunitários Consultivos.

Metas: 12.2, 12.3.1br, 12.4, 12.5, 12.8

 

4. Conservação de alimentos: na medida em que proporcionam a melhor conservação dos alimentos e, subsequentemente, maior vida útil, as embalagens e conservantes químicos desempenham papel fundamental para reduzir o desperdício de alimentos.

 

Metas: 12.3.1br
 

5. Compromisso com Economia Circular de Plástico: de modo a mitigar os impactos do descarte inadequado de plástico no meio ambiente, todos os fabricantes de resinas plásticas associados à Abiquim firmaram o compromisso voluntário de garantir que 50% das embalagens plásticas sejam reutilizadas, recicladas ou recuperadas até 2030, chegando a 100% até 2040.

Metas: 12.2, 12.4, 12.5, 12.6

bottom of page